top of page

Documentário: Cowspiracy - O Segredo da Sustentabilidade (2014)

  • Foto do escritor: Rapha
    Rapha
  • 17 de jan. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 4 de mai. de 2018

A verdade por trás dos impactos da agricultura.

Direção de Kip Anderson e Keegan Kuhn



Primeiro gostaria de deixar alguns conceitos relacionados porque é muito fácil se perder entre eles:


Sustentabilidade: tem sua origem relacionada ao termo “desenvolvimento sustentável”, definido como aquele que atenda às necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades;

Agropecuária: estudo da agricultura e da pecuária, em suas relações recíprocas;

Aquecimento Global: O aquecimento global é o processo de mudança da temperatura média global da atmosfera e dos oceanos. O acúmulo de altas concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera bloqueia o calor emitido pelo sol e o prende na superfície terrestre, aumentando a temperatura da Terra;

Efeito Estufa: processo fundamental para a manutenção da vida na Terra, pois faz com que esta se mantém aquecida; mas o aumento significativo da emissões de gases do efeito estufa (associadas a fenômenos naturais e ações humanas) desequilibram esse sistema, ocasionando maior retenção de energia e aumento da temperatura média do planeta;


E recomendo FORTEMENTE esse Infográfico lindo colorido e de fácil compreensão da Bloomeberg criado em 2015 que analisa o que realmente está aquecendo o nosso querido planetinha.



Estrelando o próprio Kip Anderson, inspirado após o arrebatador documentário Uma Verdade Inconveniente (2006) que fala sobre as mudanças climáticas do Planeta e o tão famoso (e ainda sim mistificado) Aquecimento Global, decide mudar seus hábitos para levar uma vida mais sustentável e ecologicamente correta. Assim percebe que uma das práticas mais devastadoras e poluidoras é totalmente ignorada e nem sequer as grandes organizações ambientais se preocupam em citá-la: a Agropecuária.

Todas as imagens deste post foram retiradas do site da Cownspiracy


Kip nos apresenta por etapas como que esse setor da economia, largamente praticado aqui em nossas terras brasileiras, impacta negativamente o meio ambiente e demanda de muitos recursos naturais para seu sustento:


  • Uso da Água: a agricultura é a atividade econômica que mais demanda água, e aí você pensa “mas tudo bem gastar água plantando comida, afinal sem comida a gente não vive” e engana-se porque estamos falando das produções de larga escala de GRÃOS que servirão de alimento para os animais que vamos comer; que ilustra a maioria das plantações no mundo todo. Kip também comenta da pesca e vai atrás das políticas de Pesca Sustentável, buscando sua veracidade e se realmente contribui para uma alternativa ecológica.


  • Poluição da Água: grandes plantações são uma fonte muito maior de contaminação da água na China do que os efluentes das fábricas, revelou o governo chinês em seu primeiro “censo de poluição”. A matéria foi publicada pelo jornal britânico The Guardian em 2010.


  • Gás Metano: já foi comprovado que o gado concentrado emite grandes quantidades de metano (que causa o efeito estufa) e, só no Brasil, são responsáveis por 27% dessas emissões (Dados do Observatório do Clima em 2013).


  • Consumo de Leite: o problema relaciona-se à industrialização do leite de vaca, onde o processo de pasteurização ao mesmo tempo que elimina bactérias nocivas mata parte das suas propriedades nutritivas. Fora que vacas tratadas com antibióticos e hormônios produzem seu leite recheado de tais substâncias.

Esse gráfico ilustra toda a base em que crítica do filme é montada


Depois desse balde de água fria, somados à toda conspiração por trás das indústrias de produção da carne e porque elas são tão protegidas, a gente já quer sair matando todos os humanos e devolver à Terra aos animais e às plantas (pelo menos comigo foi assim). A busca de Kip pela verdadeira sustentabilidade e todas as (falsas) faces que ela nos aparece me inspirou ainda mais à repensar nos meus hábitos alimentares e nos deixa indignados sim, mas que procuremos focar essa energia em ação e mudar como podemos, sempre dando nosso melhor.


Trailer do filme:



Nota: ✮ ✮ ✮ ✮ ✮

Comments


© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page