Livro x Filme: Harry Potter e a Câmara Secreta, J. K. Rowling
- Rapha
- 28 de jun. de 2018
- 4 min de leitura

Primeiramente gostaria de convidar a todos a ler Harry Poter. Se você já leu, releia. Foi a primeira coleção de livros consideravelmente longos que eu li (em consideravelmente longos, lê-se mais de duzentas páginas), e lembro até hoje como engolia os livros um atrás do outro (saudades época da escola, chegar 13h da tarde em casa e passar o dia sentada lendo). Minha mãe até fez inscrição numa biblioteca perto de onde ela trabalhava para pegar os livros pra mim. Era uma delícia quando ela chegava em casa com o próximo volume.

Harry Potter é um daqueles assuntos que não tem como você conhecer. Na época em que comecei a ler os livros, eu tinha visto alguns filmes, mas não acompanhava nem sabia qual era qual, ou quantos filmes havia. Estava lançando o sexto no cinema, se não me engano. E assim que eu comecei a ler e levar o livro para a escola, logo já fui conhecendo o pessoal que lia e gostava.

Foi a saga que me iniciou (assim como muitas pessoas) definitivamente no mundo dos livros, já que depois disso veio Crepúsculo, Percy Jackson e todas as outras grandes famosas que a maioria já leu e sabe de cor.

E o que faz da saga tão boa? A magia. Sim, eu nunca me imaginei gostando de assuntos assim, como bruxas de chapéu pontudo e capa, feitiços com nomes engraçados e varinhas mágicas. O livro consegue trazer todos esses temas de uma forma leve, envolvente, e misteriosa. A autora escreve cada página com cuidado, e o leitor mais atento percebe as maravilhas das entrelinhas.

Neste segundo livro, Harry está contando os segundos para terminar suas férias de verão, que se resumem em obedecer seus tios Dusley que lhe odeiam e só o maltratam, e ao mesmo tempo aguentar seu primo insuportavelmente mimado, Duda.
Mal pode esperar para as aulas voltarem e ele partir para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, seu lar. Harry descobriu ano passado que seus pais eram bruxos, assim como ele. Hogwarts lhe apresentou um mundo totalmente diferente da vida miserável que ele levava com os Dusley, e não vê a hora de regressar para lá, mesmo que seus melhores amigos Rony e Hermione ficaram sem escrever o verão inteiro para ele.
Mas claro que nada na vida do menino é fácil, então esse ano Harry terá que lidar com uma força lendária do mal em Hogwarts para atrapalhar o andamento do ano letivo, e que começa a colocar em risco a vida dos estudantes de lá.

Comprei o Box Vermelho Edição Premium da Rocco, com uma capa mais linda que a outra. Estava na promoção na Amazon por R$ 100,00 e aproveitei, porque a minha coleção estava picada com os números 2, 6 e 7. Comecei a ler um por mês através de um projeto de leitura num grupo do Whatsapp, e já coloquei meu irmão mais novo (que quando gosta de um livro o lê pelo menos cinco vezes) pra começar também.
Eu já disse aqui que as adaptações de Harry Potter para o cinema são as melhores do mundo? Bom, se não, lá vai: as adaptações de Harry Potter para o cinema são as melhores do mundo! Mesmo pra quem não leu o livro e se interessa por fantasia e aventura vai amar os filmes. Vocês não têm ideia de como foi difícil selecionar os gifs para esse post, tendo tantas cenas incríveis.

Primeiro que tomaram as decisões sensatas de escolher atores jovens para interpretar, veja só, crianças de 11 anos. Sim, deveria ser óbvio né, mas não é muito comum por ai (cof cof Percy Jackson e o Ladrão de Raios).

Segundo que de todas as milhões de reviravoltas e rumos que a autora consegue enfiar em menos de 300 páginas, eles incluem a maioria no filme. Claro que não é 100%, mas o que tem já está de bom tamanho, e todo mundo consegue entender o filme sem precisar ler o livro antes (cof cof Percy Jackson e o Mar de Monstros [gente eu amo Percy Jackson, mas os filmes não dá, não superei ainda]).
A magia é o ponto alto. Carros voadores, os jogos de quadribol, as decorações do salão principal em Hogwarts (que sempre me parece ter poucos alunos, mas tudo bem), os jogos de quadribol, os variados feitiços e as aulas, é tudo muito lindo e divertido. Um visual nota dez que te mergulha nesse mundo fantástico.

Dando um pequeno spoiler sem de fato estragar a história para quem não conhece, esse livro introduz questões que vão ser de muita importância lá na frente, no sétimo livro. Caramba, você, leitor iniciante, deve ter pensado. Sim, é assim que J. K. escreve: ligando pontos aonde você imaginava já ter acabado e virado passado, então fica esperto aí.
Trailer do filme:
Outros livros da Saga:
A Pedra Filosofal
O Prisioneiro de Azkaban
O Cálice de Fogo
A Ordem da Fênix
O Enigma do Príncipe
As Relíquias da Morte

Comments