top of page

Resenha: Sejamos Todos Feministas, Chimamanda Ngozi Adichie

  • Foto do escritor: Rapha
    Rapha
  • 11 de jan. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de mai. de 2018

Por que o feminismo é essencial para libertar mulheres e homens?


“Esta é uma versão modificada de uma palestra que dei em dezembro de 2012 no TEDxEuston, conferência anual com foco na África. (...) Decidi falar sobre feminismo porque é uma questão que me toca especialmente. Suspeitei que não seria um assunto muito popular, mas pensei que poderia começar com um diálogo necessário. Então, naquela noite em que subi no palco, senti como se estivesse na presença da minha família – uma audiência gentil e atenciosa, mas que poderia ser resistente ao assunto da minha palestra.”


Que livro, senhoras e senhores! O transcrito discurso de Chimamanda nos dá uma verdadeira aula de feminismo, e como a mulher é vista e julgada pelos que estão à sua volta, nos mais simples pensamentos e ações. Trazendo sua própria experiência, somos apresentados à pequenas situações do seu cotidiano e a importância dos direitos iguais entre homens e mulheres mesmo nas coisas mais simples.


“Não faz muito tempo, ao entrar num dos melhores hotéis da Nigéria, um segurança na porta me parou e fez umas perguntas irritantes: Nome? Número do quarto da pessoa que eu visitava? Eu conhecia essa pessoa? Poderia provar que era hóspede do Hotél e mostrar minha chave? Ele automaticamente supôs que uma mulher nigeriana e desacompanhada só podia ser prostituta.”


E não tem medo de expor sua opinão! Chimamanda com muita didática abriu os olhos de quem tacha que esse tipo de discurso como drama, exagero, ou até mesmo falta de atenção. Infelizmente ainda hoje, quando a mulher fala sobre a violência que sofreu/sofre, vemos muitas erguerem a mão e dizer “comigo também”.

"Feminista: uma pessoa que acredita na igualdade social, política e econômica entre os sexos"


“Se repetimos uma coisa várias vezes ela se torna normal. Se vemos uma coisa com freqüência, ela se torna normal. (...) Se só homens ocupam cargos de chefias nas empresas, começamos a achar ‘normal’ que esses cargos de chefias só sejam ocupados por homens.” Chimamanda nos tira da zona de conforto: ainda existe desigualdade entre gêneros? E por que ela pendura até hoje? A gente como indivíduo contribui de que forma nesse cenário?


E inspirou mulheres do mundo todo a se juntarem à causa e se abrirem contando sua história. Seu discurso está presente na composição de ninguém menos que Beyoncé, na música Flawless lançada em 2013, que contém um trecho inteiro sobre como se é ensinado valores diferentes para meninos e meninas, e o resultado negativo que isso acarreta ao crescerem.

"Agora, casamento pode ser uma fonte de alegria e amor e apoio mútuo. Mas por que ensinamos garotas à aspirar o casamento e não ensinamos aos garotos o mesmo?" cena do clipe Flawless.


No vídeo abaixo (disponível no Youtube) você confere a palestra completa dada pela Chimamanda. Com apenas 30 minutos, essa mulher maravilhosa muda a perspectiva de muitos e dá voz aquelas que se viam esquecidas e menosprezadas até por si mesmas. Aquele tipo de conteúdo que você sai gritando pelos quatros ventos à fim de que todos à sua volta possam consumir.


Nota: ✮ ✮ ✮ ✮ ✮


Commentaires


© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page